quarta-feira, 25 de junho de 2014

Por que sofremos?

“Meus irmãos, tende por motivo de toda alegria o passardes por várias provações, sabendo que a provação da vossa fé, uma vez confirmada, produz perseverança. Ora, a perseverança deve ter ação completa, para que sejais perfeitos e íntegros, em nada deficientes”, Tg. 1.2-4.

Diante de um mundo tão cheio de adversidades, muitas vezes nos perguntamos o porquê do sofrimento humano. Muitas igrejas nos dias de hoje têm pregado um evangelho positivista, em que o bem estar humano é o carro chefe de sua doutrina e têm atraído assim uma grande quantidade de pessoas em busca da solução para seus anseios humanos. Mas o que a bíblia diz a respeito?

O homem foi criado para glorificar a Deus e alegrar-se nEle para sempre, mas o homem sendo deixado à liberdade de sua própria vontade, caiu do estado em que foi criado, pecando contra Deus (Rm. 5.12; Gn. 3.6), e reduzindo-se a um estado de pecado e miséria (Rm. 5.12; Rm. 3.10-18; Gl. 3-10). Então, você pode perguntar: Há esperança para o pecador?

Devemos saber que a maior parte da humanidade continua em sua rebelião contra Deus, e quanto mais ela luta, mais aumenta seu sofrimento. Mas lembremo-nos das palavras de Jó, que mesmo sendo íntegro e reto (Jó
1.8), teve que enfrentar as adversidades de uma provação, e disse as seguintes palavras: “Porque eu sei que o meu Redentor vive, e que por fim se levantará sobre a terra. E depois de consumida a minha pele, contudo ainda em minha carne verei a Deus” (Jó 19.25-26). Jó sabia que sua situação era muito difícil, mas ele sabia que o Senhor não o havia esquecido.


O sofrimento para o cristão é um meio para o aperfeiçoamento da fé, sendo que o cristão está sujeito ao meio em que vive, ou uma disciplina de Deus, como um pai que disciplina um filho amado (Hb. 12.6). Mas o importante é que, diferente de um mundo que não conhece a Deus, nosso sofrimento é passageiro, e não passamos por ele sozinho.

Marco Antonio A. Neves

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espero que o texto tenha edificado ou tenha feito você refletir! Deus te abençoe.